domingo, 9 de novembro de 2014

ATIVIDADE COM MOBILIDADE: NATIVO OU IMIGRANTE DIGITAL?



UM TOQUE DE FUTURO
Em Londres, feira mostra as novidades que, mais cedo ou mais tarde, estarão nas salas de aula

Pode parecer distante o dia em que as aulas serão dadas com imagens em 3D e os alunos trabalharão conectados - à internet e aos colegas - usando todos os recursos disponíveis no computador para solucionar situações-problema. Porém, em janeiro, durante os quatro dias da British Education Training and Tecnology (Bett Show), em Londres, foi possível ter a sensação de que o futuro está logo ali, ao alcance dos dedos - por exemplo, na tela touch dos monitores gigantes para crianças com deficiência.
Os cerca de 700 expositores e palestrantes apresentaram tudo o que hardwares e softwares podem fazer para ajudar no ensino e facilitar a aprendizagem e mostraram como algumas escolas já estão aproveitando isso. Em todos os corredores, a ênfase era para a capacidade que a tecnologia tem de promover a interatividade, colocar a produção intelectual e cultural ao alcance de todos e facilitar a inclusão - com produtos capazes de atender individualmente a qualquer necessidade especial de aprendizagem. "Gostaria de ver os estudantes usando na escola as mesmas ferramentas que os profissionais utilizam no trabalho. Mas para isso precisamos mudar o currículo e formar os professores", disse Michael Gove, secretário de Estado para a Educação da Grã-Bretanha. Veja aqui algumas novidades mostradas na feira.


MP3 para leitura
Os fones de ouvido coloridos vêm com histórias, músicas e jogos de palavras. O professor pode incluir arquivos de áudio e ainda gravar a fala das crianças



Caneta leitora
Indicado para disléxicos, o dispositivo lê documentos, que ficam arquivados por escrito e em áudio. Este modelo armazena o texto redigido pelo aluno



Carteira interativa
Com tampo de LCD sensível ao toque, biblioteca, videoteca e outras ferramentas, esta mesa permite o trabalho em grupo de até seis alunos

Dispositivo de respostas
Basta apertar as teclas para responder às questões feitas pelo professor, que recebe a avaliação em tempo real e replaneja a aula se necessário



Monitor inclusivo
Tela gigante sensível ao toque possibilita a participação de estudantes com baixa visão ou dificuldade de movimento nas atividades propostas em aula.


A escola deve ser um contraponto real ao mundo virtual. Deve promover aulas participativas tendo as tecnologias à serviço da vida escolar, sem ser sua refém. Como você vê a tecnologia a favor da educação? É possível, em escolas menos estruturadas promover aulas que utilizem a tecnologia a favor de uma educação que promove o conhecimento com base nas informações trazidas pelos meios digitais (TV, internet, etc)?
 




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