terça-feira, 11 de novembro de 2014

Diário de uma WebQuest...



A WebQuest é um recurso bastante dinamizador para a sala de aula. O desafio de elaborar uma estrutura como essa tornou-se instigante, porém, o formato de apresentação trouxe algumas dificuldades. 


Devido alguns contratempos pessoais, não consegui articular com os demais colegas para compor o grupo e idealizar a tarefa. Então, para não atrasar a tarefa e deixar a desejar nessa primeira tarefa dinâmica, inicie as atividades.
Inicialmente o blog foi criado para receber postagens diversas. Inclusive, duas postagens referentes à temática do blog "Tecnologias digitais em processos de ensino e aprendizagem" intituladas "O uso de mídias educativas para a compreensão do ensino" e atividade com mobilidade: nativo ou imigrante digital" que são textos e imagens que propõem um reflexão acerca das temáticas e encerram com um questionamento para ser respondido por aqueles que visitam o blog, provocando uma interação dinâmica e com bons resultados.
Em seguida foi a vez da WebQuest propriamente dita. Neste momento surgiram as dúvidas de como inserir uma atividade interativa como essa num blog, que em características mais assíncronas.
Escolhi o tema "Tecnologia e informação: uma abordagem crítica aos avanços e impactos para a sociedade" para um público como eu, integrante dos cursos superiores de licenciatura que em breve estarão em sala de aula, caso já não estejam, e precisam lidar com a diversidade tecnológica e o desinteresse dos alunos por aulas tradicionais.
Neste sentido, elaborei uma WebQuest que, ao acessar o blog, o participante poderia interagir nele próprio através de leituras, vídeos e postagens. Para ampliar seu conhecimento, ele deve buscar novas fontes, produzir texto, reflexões e sínteses, além de participar de um chat que será marcado pelo administrador.
Os objetivos, além de atender às solicitações da disciplina EAD I e II, são de auxiliar o cursista a utilizar as mídias com mais dinamismo e aprendizado.
Um bom trabalho a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário