A
WebQuest é um recurso bastante dinamizador para a sala de aula. O desafio de elaborar
uma estrutura como essa tornou-se instigante, porém, o formato de apresentação
trouxe algumas dificuldades.
Devido
alguns contratempos pessoais, não consegui articular com os demais colegas para
compor o grupo e idealizar a tarefa. Então, para não atrasar a tarefa e deixar a
desejar nessa primeira tarefa dinâmica, inicie as atividades.
Inicialmente
o blog foi criado para receber postagens diversas. Inclusive, duas postagens
referentes à temática do blog "Tecnologias digitais em processos de ensino
e aprendizagem" intituladas "O uso de mídias educativas para a
compreensão do ensino" e atividade com mobilidade: nativo ou imigrante
digital" que são textos e imagens que propõem um reflexão acerca das
temáticas e encerram com um questionamento para ser respondido por aqueles que
visitam o blog, provocando uma interação dinâmica e com bons resultados.
Em
seguida foi a vez da WebQuest propriamente dita. Neste momento surgiram as
dúvidas de como inserir uma atividade interativa como essa num blog, que em
características mais assíncronas.
Escolhi
o tema "Tecnologia e informação: uma abordagem crítica aos avanços e
impactos para a sociedade" para um público como eu, integrante dos cursos superiores
de licenciatura que em breve estarão em sala de aula, caso já não estejam, e
precisam lidar com a diversidade tecnológica e o desinteresse dos alunos por
aulas tradicionais.
Neste
sentido, elaborei uma WebQuest que, ao acessar o blog, o participante poderia
interagir nele próprio através de leituras, vídeos e postagens. Para ampliar
seu conhecimento, ele deve buscar novas fontes, produzir texto, reflexões e
sínteses, além de participar de um chat que será marcado pelo administrador.
Os
objetivos, além de atender às solicitações da disciplina EAD I e II, são de
auxiliar o cursista a utilizar as mídias com mais dinamismo e aprendizado.
Um
bom trabalho a todos nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário