quarta-feira, 27 de setembro de 2017

PARTE IV - TEXTO COMPLEMENTAR


 Pode a Ciência crer em Deus?

A fé religiosa está passando por uma crise, pois muitos já não acreditam tanto apesar de ansiarem por um sentido pela vida. A ciência é rejeitada por muitos e é culpada por esta frieza que tem acometido muitas pessoas.
A partir das grandes descobertas científicas, a religião não consegue explicar  questões como a criação do universo, a origem da vida e as leis que a orienta; porém, quando se estuda profundamente todo este processo, surge a pergunta: “mas quem criou tudo isso”?
As religiões pregam que a criação foi um ato planificado de um Deus que já existia, por outro lado, a ciência, tudo surgiu de uma explosão chamada big bang. O interessante é que se a teoria da Igreja é contestada, a do big bang também é muito discutida entre os estudiosos e cientistas, pois o grande questionamento é saber de onde veio a energia no momento da explosão.
Outra pergunta que paira é: “por que o universo tomou a forma que se tem hoje?
Muitos pesquisadores encontram explicações para perfeição do universo na Física quântica. As leis da física podem explicar por que a energia e a matéria podem surgir do nada.
Diante disso, a ciência acaba excluindo Deus como o autor exclusivo da criação, como prega os teólogos e as igrejas. Mas surge  outra questão: as leis podem explicar todo o fenômeno da criação, porém, quem criou estas leis tão perfeitas?
E é exatamente o estudo destas leis que impressionam e deixam indagações, pois são muito simples e de uma beleza e perfeição extrema. As referidas leis possuem beleza, simplicidade e uma lógica interna, que serve de sustentação para a vida racional. A existência dos átomos, as cargas elétricas, a força de campo, a gravitação, são alguns dos exemplos que a natureza fez tudo de forma correta.
Assim, entende-se que a ciência pode explicar através da Física Quântica que a existência do universo está escrita nas leis da natureza e que tudo faz parte de um plano, porém, quem pode explicar quem planejou tudo isto é a teologia, visto que a ciência lida somente com mundo natural.
Sendo assim, ciência e religião se preocupam com vertentes distintas, a ciência se preocupa com a razão e experiência e a religião fé e sacralidade; porém, vale ressaltar que ambas trouxeram e trazem muitos benefícios para a humanidade.

 ASSISTA O VÍDEO ABAIXO PARA COMPLEMENTAR NOSSA DISCUSSÃO:

A Religião e a Ciência - Marcelo Gleiser

Nenhum comentário:

Postar um comentário