segunda-feira, 18 de abril de 2016

SEMANA 6

O PLANO DE AULA

http://www.felipeguedes.com/dica-do-dia-018-ganhem-tempo-planejando/


Nos últimos anos, tem crescido a diversidade dos espaços, tempos ou modos de ensinar e aprender. Tomando como referência a escola, por exemplo, constatamos inovações na orga­nização do currículo (ciclo, módulo, para além da série; trabalho com temas geradores, pro­jetos, complexos temáticos, para além da lógica disciplinar instrucionista etc.). Entretanto, por maior que seja a diversidade da prática educativa, existem alguns princípios do ensinar e do aprender que são fundamentais, como por exemplo, a preparação de uma aula pelo professor. 

O planejamento é algo intrínseco ao ser humano. Entende-se por planejamento o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor das atividades humanas. 

O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios e recursos disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).

Seguindo esse pressuposto, o plano de aula norteia o trabalho do professor, facilitando o acompanhamento da disciplina e a aprendizagem dos alunos. È importante, ao elaborá-lo, entender o que se espera dos alunos e como pretende-se chegar ao máximo com eles.


http://www.mafalda.net/

Identificação, Ementa, Objetivos, Conteúdo programático, Metodologia, Avaliação e Bibliografia são prontos essenciais de uma Plano de aula bem elaborado.
Segue modelo de Plano de aula:

PLANO DE AULA
Escola
EEEFM “PROMETEUS”
Série/Turma
1ª série EM
Área de Conhecimento
Ciências humanas e suas tecnologias
Componente curricular
FILOSOFIA
Professor (a)
Gislãyne da Penha Croce Ferreira
Carga Horária
 02 aulas de 50min
Ementa
Introdução aos estudos filosóficos: conceito de filosofia, principais fases de sua história e os problemas que a determinaram, sua importância para se entender os fundamentos do conhecimento humano.

ÉTICA E POLÍTICA EM ARISTÓTELES: VIRTUDE, JUSTIÇA, FELICIDADE E RAZÃO

CONTEÚDO
HABILIDADE
COMPETÊNCIA
O homem como animal político e indivíduo ético em Aristóteles
- Ler textos filosóficos de modo significativo;
- Articular conhecimentos filosóficos, diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Humanas e outras formas de produções culturais.

- Formular e propor soluções a problemas, resguardando o valor da pluralidade das concepções filosóficas;
- Valorizar o pensamento autônomo, inovador, crítico e comprometido cultural e historicamente pela interação com diversas opiniões;
Compreender o conhecimento como construção social e histórica o que implica uma visão crítica, comprometida e transformadora.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
-Compreender como se constitui a felicidade para Aristóteles, identificando quais elementos são determinantes, segundo Aristóteles, para a felicidade e o bem comum.
Objetivos Específicos
- Compreender a relação entre felicidade, virtude e razão prática em Aristóteles;
- Promover debates sobre conceitos pré-concebidos e desconstrui-los, proporcionando a reconstrução da moral;
- Elaborar, por escrito, o que foi apropriado de modo reflexivo.
METODOLOGIA
- Apresentação da proposta da 1ª aula.
- Leitura dialogada do tema em questão: Sobre o excesso e a falta (Texto 1).
Com base em exemplos sobre experiências de desmedida, analisar com os alunos as consequências explicando a ideia de justo-meio para Aristóteles.
- Exposição do Tema e contexto: O homem é um animal político (Texto 2)
Debate sobre comportamentos humanos cotidianos, levando à compreensão da ideia de virtude, prudência e equilíbrio ou justo-meio.
- Apresentação da proposta da 2ª aula.
- Ampliação: Ética e felicidade (Texto complementar)
Vídeo: Abra a felicidade (Tema da campanha publicitária da Coca cola referente ao Verão de 2012 – Fonte Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=E0UyRAFBj-Q)
- Atividade de contextualização: Roda de prosa e texto síntese
Debate a partir de experiências e vivências sobre o conceito de ética e como esse conduz o homem para a felicidade a partir da pergunta contida na ampliação: Contudo, para vencer esse desafio, como o homem deve viver?
Após, escrita de um texto síntese, com os principais conceitos e entendimentos acerca da temática.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados a partir da observação de suas composições crítico-filosóficas ao longo das aulas.
Ainda, durante os debates e principalmente na Roda de prosa, precisarão apresentar fundamentos teóricos, estudados durante as aulas para expor suas opiniões sobre felicidade, ética, virtudes, razão, desejo, deliberação, moderação, justo-meio, justiça, sabedoria, faltas e excessos, política, alma, etc.
Elaboração de um texto síntese para avaliar a capacidade de entendimento dos conceitos e articulação dos mesmos através da escrita.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARISTÓTELES. Ética a Nicômano. Trad. Mário Gama Kury. 4ed. Brasília: UNB, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
REALE, Giovanni. História da Filosofia antiga: II Platão e Aristóteles. Trad. Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola. 1994.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

ANEXO
Texto 1


















Texto 2































































Ampliação (Texto Complementar)

WATERHOUSE, John Wilian. Odisseu e as Sereias. 1891. 100 x 201,7 cm. National Gallery of Victory, Melbourne, Victoria, Austrália.


 “O que faz a marca específica do hoem é o pensamento e a razão que o segue. É a atividade intelectual. Nesta, encontra-se a fonte principal das alegrias do homem, ou seja, a fonte donde provém a verdadeira felicidade. Com efeito, a felicidade do homem consiste no aperfeiçoamento da atividade que lhe é própria, ou seja, na atividade segundo a razão. A subordinação da atividade sensível à atividade racional se impõe.; e o preço da felicidade humana é a condição moral humana.”
NODARI, Paulo César. A ética Aristotélica. In: Sítese. Nova fase. Belo Horizonte: UFMG, 1997. (Fragmento).
Vídeo:

PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-
pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e
Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.

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