quinta-feira, 16 de junho de 2016

SEMANA 3 - A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA


 

Nessa semana foi abordado o abandono da concepção clássica e medieval de Cosmos, a partir de novas concepções introduzidas por Galileu que vão até Einstein em uma perspectiva de Universo infinito, destacando a diferença entre a física clássica e a moderna em relação a matematização da natureza.

O pensamento moderno destrói todas as concepções de mundo e natureza existentes até então, a matemática assume um patamar de superioridade em relação ao que se deve conhecer e interrompe com o pensamento aristotélico, abandonando as concepções clássicas do pensamento.



O universo antes finito, agora é definido como infinito, a física aristotélica passa a ser vista como problemática, os fenômenos no mundo físico agora passam por uma reinterpretação por meio da matemática em um movimento de "matematização do real”, em um processo de abandono do pensamento metafísico. Há uma separação entre razão e fé, política e igreja além da possibilidade de novas interpretações dos escritos bíblicos.

A natureza se torna objeto da ação e do conhecimento científico, a fim de dominá-la, o homem não é mais um ser passivo diante da natureza, mas sim um ser ativo capaz de desvelá-la, assenhorando-se dela a partir do método científico.

O homem agora pode "construir seu próprio reino na terra”, através do conhecimento da física e matemática ele passa a explicar os diversos fenômenos da natureza, manipulando-os e/ou reproduzindo-os. O homem passa a perceber o mundo como algo em constante movimento, e não mais como algo ordenado, limitado e imóvel como pensava Aristóteles. Há uma busca pelo método que deverá conduzir a razão a verdade das ciências, e a matemática se apresenta como condição de pensamento que conduz a certeza e a evidência dos raciocínios.
Kerly Nunes de Souza

Grandes transformações ocorreram entre os séculos XIV e XVII, paralelas aos acontecimentos históricos, mas, dois momentos foram norteadores do pensamento moderno: a nova concepção de homem, que foi propagada pelos ideais humanistas renascentistas e a nova concepção de mundo determinada pela Revolução Científica que culmina no advento da Ciência moderna.


O homem tornou-se, agora, centro das preocupações do conhecimento. O centro das preocupações estava voltado para a compreensão da totalidade do real, da vida humana e da natureza. As convicções de que a realidade poderia ser explicada pelos fenômenos e os mesmos pela razão e pela ciência reforçavam a valorização do homem moderno.

Atendo-nos à nova concepção de mundo, que remete-nos às características da ciência moderna e, consequentemente à Revolução Científica, o afastamento do senso comum e a criação de novos conceitos de ciência possibilitaram um grande avanço e novos paradigmas científicos.

Com o pensamento moderno, houve também a dominação da natureza, a mesma passa a submeter-se ao homem e a ciência passa a basear-se na observação e no experimento, na tentativa de compreender, explicar e controlar a natureza. O mundo passa a ser explicado racionalmente, de forma quantitativa e infinita, diferente da concepção aristotélica que era qualitativa e finita.

A matematização se apresenta de forma envolvente nos processos de movimento e repouso, nas leis da física (necessárias e universais), na geometrização do espaço e na desconstrução do cosmos. Encontrei, porém, de um autor citado no material de estudo, um fragmento que pode trazer muitas reflexões acerca de todo esse processo de revolução matemática, física e científica como um todo no período moderno que se estende até os dias atuais:

Sobre a matematização da natureza "[...]não é de um simples problema de ciência, é de um problema filosófico que se trata ao longo de todo este debate[...] é de filosofia, de ontologia, de metafísica. Não de ciência pura". É do homem que partem todos s significados sobre o mundo e o meio que o rege. É importante refletir sobre ele enquanto sujeito do conhecimento e responsáveis, ou melhor, sobre nós.

Assistam conosco!
ü  Vídeo aula da semana 3: http://videos.ufes.br/video/0_gcxc838e

ü  Vídeo (Gênios da Ciência) sobre o pensamento de Galileu e a sua importância no contexto da revolução científica: https://www.youtube.com/watch?time_continue=11&v=z11inivuIII


ü  Vídeo (Mentes Brilhantes) apresentando um raio-x do pensamento de alguns dos maiores expoentes do conhecimento científico da revolução científica e também de nossa contemporaneidade: Galileu, Isaac Newton, Albert Einstein, Stephen Hawking: https://www.youtube.com/watch?v=U8joMKbEXkQ

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